segunda-feira, 18 de abril de 2011

KEIKOGI: ROUPA DE TREINO

Muitas pessoas já ouviram falar em Kimono [着物] e, de fato, é bem comum vermos as pessoas (inclusive alguns instrutores) referir-se ao uniforme das mais diversas Artes Marciais por tal termo que se popularizou. Contudo, não se usa Kimono [着物] nem no Judô, Jiu-Jitsu, nem em nenhuma Arte Marcial, seja ela de origem japonesa ou não.

  • Ki [] - Vestir, usar (roupa);
  • Mono [] - Coisa, objeto.

Kimono (着物) é uma vestimenta tradicional japonesa, usada por mulheres, homens e crianças. A palavra “Kimono” significa “coisa para usar” (Ki = “usar” e Mono = “coisa”). Portanto, é a roupa de uso diário no Japão, assim não é correto nomear a roupa de treino de qualquer Arte Marcial como Kimono.

É certo que os Samurais utilizavam uma vestimenta que lembra o Kimono por baixo  de suas armaduras chamadas de Ô-Yoroi (“Grande Armadura”, 大鎧). Tal roupa era formada pela Shitagi [下着], a parte de cima, que era amarrada com o Obi [], o cinto ou faixa, e a parte de baixo que compreendia a Hakama [], uma saia-calça, tradicionalmente usada por homens. Atualmente é usada por praticantes de algumas Artes Marciais como o Aikido e o Kendo.

Desta forma, é correto chamar o uniforme ou roupa de treino das Artes Marciais de origem japonesa de Keikogi (稽古着 ou 稽古衣Keikogui) que significa "uniforme de treinamento" (Keiko = treinamento, prática; Gi = roupa). Sendo um uniforme para prática de Artes Marciais, não consiste de Kimono, mas sim, de uma vestimenta específica para cada modalidade. A palavra "Keikogi" é erroneamente substituída somente por "Gi", essa substituição é errada por que "Gi" não apresenta o mesmo significado. Uma substituição correta seria "Dogi" que significa "o uniforme usado no caminho" da Arte Marcial de sua escolha pois se você colocar o nome da Arte Marcial no lugar de "Do", você obtém exatamente o significado de Dogi (Judô-Gi, Karatê-Gi).

  • Aikidogi (合気道着 ou 合気道衣, de Aikido) normalmente usa-se uma Hakamá.
  • Judogi (柔道着 ou , de Judô)
  • Jujutsugi (柔術着 ou 柔術衣, de Ju-Jutsu)
  • Jiujitsugi (柔術着 ou 柔術衣, de Brazilian Jiu-Jitsu)
  • Karategi (空手着 ou 空手衣, de Karatê)
  • Kendogi (剣道着 ou 剣道衣, de Kendô), normalmente usa-se uma Hakamá.

Assim, para as Artes Marciais específicas existem roupas específicas, ou seja, praticantes praticantes de Judô [柔道] usam Judogi [柔道衣], os de Brazilian Jiu-Jitsu usam Jiujitsugi [柔術着], etc... Gi [] - neste caso significa "roupa".

De uma forma geral e abrangente podemos chamar o uniforme de Keikogi [稽古衣] ou Dogi [道衣].
A expressão Keikogi [稽古衣] sendo:
  • Keiko [稽古] - Prática, treino;
  • Gi [] - Roupa.

A expressão Dôgi [道衣] ou Dôgi [動衣], dependendo do Kanji [漢字] utilizado, pode ser traduzido de duas maneiras diferentes:

  • Dôgi [道衣] - Roupa do caminho, da via;
  • Dôgi [動衣] - Roupa de movimento, roupa de treino.


O Keikogi ou Dogi divide-se, de uma forma geral, em três partes:

  • Uwagi [上着] - Parte de cima, casaco;
  • Shitabaki [下履] - Parte de baixo, calças;
  • Obi [] – Cinto, faixa.

Outras partes que compõe o uniforme para o treino são a Eri [襟] = gola, Naka-Eri = Meio da gola, Oku-Eri = Fundo da gola, Ushi-Eri = Atrás da gola, Sode [] = manga, Sodeguchi = abertura da manga, Shita = parte de baixo do Uwagi, Himô = Fio (Shitabaki); ainda há a Zori = Sandálias de palha e a Geta = Sandálias de madeira (deve-se usá-las ao sair do Dojô a fim de não entrar no Tatame com os pés sujos).

Sabe-se que a partir de 1.886, os Yûdansha [有段者] ("Aquele que tem nível e grau") começaram a usar "cintas" pretas com Kimono [着物], pois nesta época ainda não existia o Keikogi [稽古衣] ou Judogi [柔道衣]. Foi em 1.915 que o Keikogi ou Judogi branco tradicional foi introduzido por Jigoro Kano em seu Dojô; em seguida, o Keikogi passou a ser usado pelas outras Artes Marciais.

Keikogi branco, imaculado, representa a nossa mente que deve estar limpa, pura. O branco reflete todas as cores. Essa cor indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar a purificação e transformação, diante do infinito. É a cor síntese do arco-íris, associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição. Assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.

Entre os samurais, o branco era um símbolo de pureza e morte. Os samurais utilizavam o branco sob a armadura para demonstrar que estavam dispostos a morrer no campo de batalha.

Em competições e demonstrações de algumas Artes Marciais, os lutadores podem usar uniformes diferentes, de cor azul, vermelho ou preto, apenas com a finalidade de se diferenciar mais facilmente os movimentos de quem aplica (Tori) e de quem recebe (Uke) a técnica; em alguns casos, utiliza-se uma faixa de cor diferenciada da dos competidores, quando ambos estão com um Keikogi de mesma cor.

Faixa corresponde ao nosso caráter (ela nos envolve de responsabilidade); o nó é o nosso respeito, nosso compromisso (por isto, nunca devemos desamarrar nossas faixas em frente aos mestres).


Amarrar a Obi (faixa) - Dobrar o Keikogi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS