domingo, 24 de julho de 2011

捕り物三道具 TORIMONO SANDÔGU

Da esquerda para direita: Sode Garami, Sasumata e Tsukubô.
Torimono Sandôgu (捕り物三道具) significa: "Três Ferramentas de Apreensão". As Três Ferramentas são:
  • 袖搦 - Sode Garami.
  • 突棒 - Tsukubô.
  • 刺股 - Sasumata.
____________________________________________________________________
Sode Garami (袖搦) significa "Enroscar, Envolver a Manga" e foi usado, como o nome implica, para enroscar nas mangas e roupas de um indivíduo. Historicamente, media geralmente em torno de 2 metros de comprimento, com múltiplos ganchos farpados em uma extremidade. A extremidade muitas vezes tinha pontas de metal e várias farpas. O bastão era muitas vezes de madeira resistente, reforçada com ferro. Pequenos pontas ou outras saliências podiam ser encontrados ao longo do bastão,Isso poderia ser feito para conter o indivíduo, que poderia então ser mais facilmente desarmado ou detido. Possuía espinhos e farpas ao longo do comprimento para impedir o criminoso de agarrar facilmente e arrancar o implemento para se soltar do policial que o prendeu. Juntamente com o Sasumata (刺股) e o Tsukubô (突棒) é um dos três Torimono Sandôgu (捕り物三道具) da polícia da época Edo. Sua principal função era não matar o adversário.

____________________________________________________________________
Tsukubô (突棒) significa "Barra de Choque, Colisão", historicamente, media geralmente em torno de 2 metros de comprimento, com uma extremidade em forma de T. A extremidade muitas vezes tinha pontas de metal e várias farpas. O bastão era muitas vezes de madeira resistente, reforçada com ferro. Pequenos pontas ou outras saliências podiam ser encontrados ao longo do bastão, semelhante ao Sode Garami, melhorando a sua capacidade de prender membros e armas, como um Sasumata. A extremidade oposta da arma, muitas vezes tinha uma tampa de metal, ou Ishizuki como os encontrados em Naginata e em outros tipos de bastões. É provável que tenham sido utilizados pelos agricultores como armas improvisadas, quando necessário. Tinha a mesma função do Sode Garami.

____________________________________________________________________
Apoio de Kotô.
Sasumata (刺股) significa "Forquilha com Espinhos", é um capturador de homens e ferramenta de combate a incêndios. Historicamente, media em torno de 2 metros de comprimento, com uma extremidade em forma de U. Esta extremidade é semelhante a um apoio de Kotô, por isso, é às vezes chamado de Kotojibô. O bastão, assim como o Sode Garami e Tsukubô, é muitas vezes de madeira resistente, reforçado com ferro. Pequenas pontas ou outras saliências podem ser encontrados ao longo do  bastão, semelhante ao Tsukubô e Sode Garami, usado tanto para combate a incêndio e pela polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS