sexta-feira, 9 de março de 2012

五段審査 GODAN SHINSA (SAKKI TEST)

"A Prova do 5º Dan"

O Godan Shinsa é uma prova de intuição que também é conhecida como Sakki Test (Prova da Verdade). É feita quando o estudante da Bujinkan tem a graduação de 4º Dan e está preparado para o 5º Dan; o encarregado de aplicar é o Sōke,  neste caso, Masaaki Hatsumi Sensei. A partir do ano de 2002, alguns Shihan mais avançados da Bujinkan começaram a aplicar o Sakki Test, com a permissão do Sōke.

O exame consiste em estar ajoelhado (Seiza) com os olhos fechados; por trás do estudante se encontra Hatsumi Sensei de pé, com uma espada de bambu no alto e seus olhos também fechados. Fazendo desaparecer seu sentido de presença, conecta seu estado espiritual em uma posição com as mãos chamada In. Logo baixa a espada velozmente sobre a cabeça do estudante e este deve evitar o ataque, desviando seu corpo. Evitar o golpe é a única forma de passar nesta prova. Só é possível fora da percepção de nossos 5 sentidos, sem nenhuma perturbação na mente. Unicamente a intuição do ataque em um estado tranquilo.O sentido desta prova é o despertar em si o 6º sentido, já que com a prática do Budō Taijutsu vai se desenvolvendo certas sensibilidades que nos possibilitam de poder captar coisas como esta prova. A prova é uma espécie de iniciação, a qual nos leva a despertar este sentido, graças a ajuda de quem a realiza e da prática constante.

Antigamente, este tipo de prova era feita com espadas de verdade. Na atualidade se faz com um Fukurō Shinai, que consiste de uma espada de bambu forrada com couro. De acordo com Masaaki Hatsumi Sensei, o importante não é com o que se realiza a prova e sim a força da intensão que tem a prova por si mesma.

Esta prova é considerada como algo sagrado. Pertencente aos ensinamentos de Shinden Gokui, que quer dizer, as Técnicas Secretas de Transmissões Divinas.
Masaaki Hatsumi Sensei explica que, a partir dela, o estudante deixa de ter um treinamento consciente e passa a ter um treinamento inconsciente. A partir deste momento, nossa forma de ver as coisas mudam totalmente, mas nem por isso, as coisas deixam de ser tal como são.

Entendo que, para chegar a isto, deve existir uma grande abertura em nosso ser, de tal maneira que possamos nos retirar de tudo o que é tangível, para que entre em nós algo intangível; Shinden Gokui.

>A essência deste tipo de prova, embora tenha um aspecto de formalidade pelo fato de estar sentado e ser atacado por trás com uma espada, não é de uma determinada forma para a mente e entendimento. É uma existência sem formas, uma existência aberta para todas e cada uma das formas sem nenhuma condição, para que o estudante reconheça através desta "não forma", sua condição humana em conexão com o Divino.
As formas ou Katá das Artes Marciais são as formas mais tangíveis e fáceis de descobrir. Um Ninja, antigamente, devia ocultar sua forma, porque se derrotava a um adversário, este, por seu Katá podia saber de que estilo, família ou clã era e se vingar facilmente.
Quando um ser humano é consciente somente da forma, esta é a que o prende ao sistema que deve seguir, convertendo-o em muitas ocasiões em um ser egocêntrico. Se está demasiadamente concentrado no Katá, não existirá a flexibilidade necessária para se adaptar ao ataque do adversário.

Nas Artes Marciais, se existir uma forma estruturada, a abertura não será total. Se há alguma condição, algum desejo ou apego somente à forma, a abertura não pode ser total.

Nenhuma parte do estudante que busca passar o Sakki Test ou prova de 5º Dan, deveria estar fechada.

O estudante deve permanecer sem o desejo de passar na prova, porque se não, este mesmo desejo será o que invadirá sua mente com uma forma (Katá). Se o estudante não estiver completamente aberto e vazio de pensamentos, não terá nenhum sucesso especial, profundo e infinito; a intuição frente à espada que desce sobre a cabeça não será experimentada.

Estar preparado para o Godan Shinsa é uma experiência que se desenvolve através da prática constante, com a devoção necessária para entregar-se aos ensinamentos de Sōke e de todos os seus antecessores.

Quando um se senta na posição de Seiza, abaixo da espada do mestre, não deve existir nenhuma intensão, nenhum pensamento, somente a abertura necessária para que ocorra a conexão. Ali é onde reside também o Shinden Gokui, graças a ajuda de quem está atrás.

Se ouve centenas de experiências de quem passa o Sakki Test e se conectam com algo novo, com algo desconhecido, embora existam padrões parecidos em todos que vivem esta experiência, sempre há detalhes que que não deixam de ser pessoais para cada um.

Um dos detalhes é que Hatsumi Sensei muitas vezes disse para os que teriam que passar por esta prova, para não pensarem, relaxarem.

*Shinden Gokui: Técnicas Secretas de Transmissões Divinas.

Christian Petroccello
Tradução para o Português: Galleni Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS