quarta-feira, 21 de março de 2012

PENSAMENTOS SOBRE O FUTURO DA BUJINKAN E AS RESPONSABILIDADES DE PROFESSORES E ALUNOS

Muitos Dōjō´s em todo o mundo querem seguir a forma de treinamento como no Honbu Dōjō no Japão.

Infelizmente, as pessoas fazem isso sem levar em consideração à sua real capacidade atual e a capacidade de seus alunos. Como resultado, muitas vezes vemos pessoas demonstrando habilidades e técnicas que não têm "osso" ou "esqueleto" para os movimentos. Para desenvolver uma base sólida que há de vir a desenvolver um conhecimento prático do Kihon dentro do Kihon e desenvolver o corpo. Se você negligenciar a formação e o treino repetitivo, seu corpo vai demorar mais tempo para entender os movimentos.

Na Bujinkan, as pessoas estão falando mais do que treinando. Às vezes, a fala é um disfarce para sua falta de habilidade ou capacidade de Taijutsu real. É tempo para que as pessoas realmente comecem a treinar bem.

Nagato Shihan disse que muitos dos professores mais velhos na Bujinkan estão sobrevivendo na reputação e não com base em seu nível de habilidade real. Há muitos jovens que os ultrapassaram na capacidade real e isso não é bom. Se o professor continua a treinar (e não apenas ensinar), então isso não deverá acontecer.

Mais de 30 anos atrás, Sōke costumava começar a treinar com uma breve meditação, Jūnan Taisō e Kihon. Este Kihon era feito em um círculo e realizado sozinho. Ex.: Chutes, golpes, Kamae, Ukemi, saltos, etc. Isso durava a primeira hora e todos estariam pingando de suor. Hoje em dia no Honbu, não vemos isso. Por quê?

Os japoneses já fizeram este treinamento e estão entrando na velhice. Eles estão treinando de acordo com sua idade e habilidade. O que é engraçado é que a geração mais jovem, cegamente começou a treinar da mesma maneira. Isto é apenas uma tolice e exibição óbvia de uma falta de compreensão. Após conversar com o Shihan, ele disse que as pessoas são fracas hoje em dia e precisam treinar mais e corretamente. Nagato Shihan me disse que as pessoas ainda não conseguem golpear ou bloquear adequadamente e que os professores de todo o mundo estão ensinando os alunos a não usar força tão cedo. É importante lembrar que estas declarações de não usar força, KamaeKata, etc, são direcionadas para as pessoas que já deveriam ter treinado duro nas bases, os 15° Dan. Ele não está falando com Shodans, faixas verdes ou brancas. Até 4º Dan, o aluno deve treinar duro para desenvolver um corpo sadio e habilidades. Olhe para as habilidades e o treinamento de outras Artes Marciais. Eles estão em forma, fortes, flexíveis, desenvolvem a técnica e um forte espírito marcial. Muitos Dōjō´s da Bujinkan são como "grupos sociais" e não Dōjō´s de Artes Marciais!

Olhe para os Shihan´s japoneses. Seus movimentos são precisos, estruturados e corretos. No entanto, eles estão relaxados e movem-se muito naturalmente, captam o momento de fluxo e distância de seu Uke.

Nós todos queremos alcançar esta mesma habilidade, mas como fazemos isso? Na minha visão e experiência, você faz isso através de olhar como eles treinaram no passado. Isto lhe dará uma indicação do que é necessário para chegar mais perto da habilidade que você deseja. Se você não trabalhar duro, sentir dor, suar e sentir um pouco de gosto de sangue, então talvez, você esteja apenas "brincando"?
Sōke diz "brincar". No entanto, muitas pessoas tomam isso também, literalmente, e só vão e fazem o que quiserem. Se a sua técnica falhar, eles só irão fazer um Henka. Henka é algo que você faz depois que você pode fazer a técnica. Porque Henka é baseado na técnica. Se não for isso de onde está vindo? Do vazio? Que vazio é esse? Seu vazio?

Este seminário da Bujinkan vai desafiar tudo o que você pensou que sabia ou pensava que poderia fazer bem. Após 22 anos de treinamento, me disseram que eu tinha um mau hábito no meu Jōdan Uke. Então, agora eu treinarei muito Jōdan Uke. Você nunca compreende plenamente ou domina alguma coisa. Se você acha que dominou, você está caindo fora do coração e do espírito marcial de uma criança de três anos de idade. Em todo o mundo, vejo pessoas extremamente confiantes em suas habilidades que são de fato, bastante ridículas. Ao dizer isso, é importante sempre procurar seus defeitos.

Ninguém vai te mostrar. Você tem que encontrá-los sozinho. Se você mantiver a mente de um estudante, então você vai ver os seus pontos fortes e fracos. Isto é muito importante. Estar em uma aula é também a melhor maneira de "ver". É por isso que é importante treinar com um professor e não se tornar um professor. Quando você ensinar, trata-se de sua aprendizagem. É sobre tornar-se melhor de si mesmo. Seus alunos vão ver isso e se tornarão inspirados e terão mais respeito por você. Não fique parado dizendo às pessoas o que fazer. Se você fizer isso, você tem que se perguntar: "eu posso realmente fazer o que eu disse para eles fazer? Posso realmente demonstrar isso bem?"

Noguchi San me disse que ele continua treinando. Ele não está ensinando. Ele treina em seu próprio ritmo e flui como ele quer. Ele mantém o controle de seu próprio treinamento. Esta é a maneira que o treinamento deve ser. Não seja um professor. Transmita pelo treino. Seus alunos vão aprender dessa forma.

Sōke disse o mesmo: "Se você se tornar um professor, você vai se tornar um escravo de seus alunos!"

Eu estava no México no ano passado e fizemos o básico. Eu estava na frente e fiz as pessoas repetirem os movimentos básicos mais e mais. As pessoas estavam bufando, e não poderia fazer isto. Lembrei-me que um dos Shihan japoneses me disse que achava que a maioria dos Godan da Bujinkan perderia para um Shodan em Karatê ou Judō. Ele disse que ninguém mais treina duro. Ele entende o porque as pessoas em todo o mundo olham para muitos Dōjō´s da Bujinkan e riem. Fiquei surpreso ao ouvir isso, mas não realmente.

As pessoas dizem que esta é uma arte de luta real, mas muitas pessoas nunca tiveram um confronto. Não é a arte, mas a pessoa. Não culpe a arte se você falhar. Você deve olhar para si mesmo e seu treinamento, seu caráter. Muitas pessoas estão se escondendo por trás de suas altas graduações. Há muito poucas pessoas que realmente demonstram a capacidade real e compreensão de Budō Taijutsu ao meu ver.
E, eu não sou um deles.

Fazer o que você quer, porque você não pode fazer o básico ou sente que não são relevantes porque você é pequeno e não tem força é, lamento dizer, uma má desculpa.
Olhe para o idoso Oguri Shihan. Ele era um homem pequeno, no entanto, ele não teve problemas para controlar seus Uke, grandes ou pequenos. Por quê? Porque ele seguiu os ensinamentos do Sōke.

Independentemente se você é um homem pequeno ou uma mulher, etc, todos nós precisamos treinar os fundamentos e ficar bom neles. Qualquer outro caminho é insuficiente para ser um artista marcial.

Os segredos para controlar oponentes maiores estão no Kihon. Se você não tomar o tempo para realmente descobrir essas coisas, sua habilidade vai faltar e você vai mudar o treinamento para te atender. Mas se você fizer isso, você estará realmente treinando Bujinkan ou você estará fazendo seu próprio estilo baseado em sua falta de capacidade ou vontade de suportar com o básico?

Persevere com o Kihon e os fundamentos da nossa arte. Há muito o que aprender. Como resultado, você irá desenvolver força, flexibilidade, técnicas e o espírito guerreiro. Se você ainda se sentir fraco, você pode adicionar uma arma para seu Taijutsu. Esta é a Bujinkan Budō Taijutsu Happō Biken.

Os Shitenno da Bujinkan no Japão demonstram inúmeras variações, no entanto, você pode ver o seu Kihon em cada movimento. Eles se movem com estrutura. Eles não deixaram seu Kihon, eles estão usando-o. É a base de todo o seu movimento. Eles são os nossos guias. Portanto, por favor, assista o seu professor de perto.

Assim como nas aulas de Karatê, vemos o instrutor na frente treinando e, treinando forte. Os alunos seguem o seu líder. No México eu fiz o mesmo. Os anfitriões vieram até mim e disseram "você é o primeiro professor que vimos que realmente treina. Todo mundo mostra algumas técnicas e, em seguida, ensina."

Sim, este é o caso na Bujinkan. Está correto para os japoneses, eles estão velhos agora. Mas ainda assim, alguns deles treinam em suas próprias aulas!

Enquanto o professor está praticando, ele irá manter uma forte liderança no Dōjō. Mas, se não praticar, os alunos vão, eventualmente, ultrapassá-lo no nível de habilidade.

Este Bushinden Kai (recolhimento para honrar os ensinamentos de nossos ancestrais guerreiros) será para tornar mais consciente e descobrir maneiras de nós podermos praticar melhor e, portanto, ajudar a futura geração da Bujinkan.

Eu farei o meu melhor para transmitir os aspectos do treinamento que eu acho muito importante. Eu seguirei treinando tanto quanto possível para melhorar.

Espero que possamos desfrutar juntos o treinamento e compreender o "Kaname" de muitas coisas ao longo do seminário.

Atenciosamente,
Duncan Stewart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS