quinta-feira, 12 de abril de 2012

ESPREITADOR SILENCIOSO - POR MASAAKI HATSUMI

(Este artigo foi retirado da revista Ninja Magazine de 1985)

Em qualquer Arte Marcial, incluindo o Ninpō忍法 (Ninjutsu 忍術), o aspecto mais importante é a movimentação das pernas; por conseguinte discutirei sobre o trabalho de pés e os antecedentes de certas técnicas.

Todos repugnam o frio, inclusive os Ninja; até mesmo no verão os Ninjas usavam Tabi (meias japonesas) para manter os pés quentes. Os pés são pontos chave do corpo para reter calor e vitalidade. Na medicina oriental o que chamamos Zukan Sokunetsu 頭寒足熱, significa: "Mantenha a cabeça fria e os pés quentes". Isso é essencial para ter uma boa saúde e evitar as enfermidades. Eu pessoalmente sempre usoTabi, não importa quão quente está o clima.

Para aumentar a sua força e virilidade, os Ninja massageavam seus pés segurando os 3 primeiros dedos e rodando-os. Inclusive as Kunoichi (Mulheres Ninja) praticavam esta técnica para assegurar boa saúde do corpo inteiro. É particularmente bom para o fígado, pâncreas e todo sistema intestinal. Parte das técnicas incluía massagear a sola dos pés para manter a boa pressão sanguínea e um Sistema Nervoso balanceado.

O Ninja também aprendia a caminhar sobre feijões ou soja espalhados pelo chão; isto ajuda a massagear os pontos de pressão, assim como fortalecer a planta dos pés. Os Ninja mais avançados, eventualmente, aprendiam a caminhar sobre "Tetsubishi 鉄菱"  (pequenos objetos multi-pontudos) sem ferir-se; isto era realizado, não só porque as solas dos pés estavam fortalecidas, mas porque o Ninja aprendia a caminhar com um equilíbrio perfeito e leveza, distribuindo seu peso de forma que ele tocasse pouco os espinhos do objeto.

Caminhar é um excelente exercício e pode ser feito quando e onde quiser. Quando eu caminho com meus 3 cachorros diariamente, procuro fazer de maneira enérgica dando passos curtos e rápidos. Esta é uma boa lição para aprender, inclusive quando caminhamos pelas ruas e encontramos um gato ou algo que excite aos cachorros. Porém, desde que caminho apropriadamente, eu sempre tenho o controle, nunca sou puxado muito rápido ou me enrosco nas coleiras.

Dois anos atrás (o artigo é de 1985) eu tive um Seminário Ninja em Daytona, Ohio. Muitos dos estudantes americanos que conheci caminhavam mais como "Franknsteins" do que como Artistas Marciais.  Eles encontravam muita dificuldade para caminhar com passos curtos e rápidos. Muitos deles sentiram que eu caminhava muito rápido, porém lhes expliquei que no Japão, os pés são considerados o "Segundo Coração" e ter um Coração forte é ter uma mente forte, assim, caminhar apropriadamente também desenvolve a mente.

Caminhar é o mais importante na vida. Inclusive nos clássicos japoneses nunca deixam de enfatizar isto. Quando a técnica de caminhar é dominada, quando se "caminha como um Ninja" sente-se como se nunca tocasse o chão. É como se os Ninjas caminhassem no ar.

De fato, um de meus estudantes depois de observar uma demonstração, me disse: "Sensei, teus pés não estão tocando o chão, você parece estar flutuando no ar". Outro estudante, um soldado profissional cujo país havia estado em guerra, me disse que o treinamento de pernas (em seu país) era essencial; e que inclusive quando estava no Japão  ele sempre subia pelas escadas e que nunca pegava o elevador. Quando escutei isso soube que era um bom guerreiro.


Caminhar é o movimento básico corporal nas Artes Marciais. Quando você está aprendendo Artes Marciais, deve estar consciente de caminhar todo o tempo; treinar sempre no aspecto do Taijutsu (Arte do Corpo), isto dará pouca chance de você ser atacado com sucesso. Eu conheço um atirador profissional que usava luvas o tempo todo. Este é o tipo de pensamento que é importante nas Artes Marciais: "Você deve sempre treinar e cuidar de si mesmo. Treinar em cada coisa do dia é como caminhar em cada coisa do dia."

A técnica de caminhar de lado (Yoko Aruki 横歩) envolve baixar o próprio centro de gravidade e dar passos com um pé sobre o outro.  Isto requer também o movimento dos braços, parecido como uma dança para poder manter o equilíbrio.

Quando carrega uma arma, você também caminha de acordo com o ambiente e sua relação com ele. É importante praticar caminhar de lado em diferentes condições. Com uma espada, especialmente de noite, a espada pode ser puxada e a bainha usada para estender-se e sentir adiante.

OO próximo é Shizumi Aruki 沈み歩 ou caminhar em posição baixa, uma técnica usada especialmente em áreas estreitas. Em um caminho estreito, por exemplo, uma posição baixa é muito melhor e torna-o menos visível a um possível atacante.  Outra técnica de caminhar de lado em baixa altura é chamada Ninpō Uzuragakure.

忍法鶉隠: Mokuton 木遁  significa camuflar-se nas árvores; Sōton 草遁 – camuflar-se na grama e Sekiton 石遁 camuflar-se nas pedras. Todas essas podem ser desenvolvidas se você dominar a arte de caminhar.


Se o Ninja caminhava só ou com outros, ele ou eles podiam avançar sem serem detectados se todos caminhassem "corretamente". A obvia vantagem de caminhar em maior número em uma missão é que se são 3 Ninjas, tem 6 olhos, 6 olvidos e 3 narizes, cada um focado em diferentes direções e cobrindo todas as áreas.

Em Shōten No Jutsu 昇天の術 (Arte de subir ao Céu), o Ninja praticava caminhar subindo em diferentes ângulos e diferentes superfícies, aumentando o ângulo em até 80 a 85 graus de maneira a dominar a arte de caminhar e escalar na floresta.

O treinamento eventualmente avança em subir em plantas ou troncos de árvores situados em ângulos de 90 graus. Depois de alcançar o topo, o Ninja aprende a cair e adotar sua posição original (Kamae 構). Geralmente quando se porta espadas, ambas, espada e bainha são usadas para manter o equilíbrio. Caminhar de lado é também usado quando está em cima de árvores cruzando de galho em galho.

Em Kotō Ryū Koppō Jutsu 虎倒流骨法術 (no qual inclui passos laterais e outras técnicas corporais), o Ninja pode se mover facilmente para trás dirigindo uma perna atrás da outra, isto é muito efetivo quando se trata de iludir o ataque de um oponente e se posicionando para um contra-ataque.
Ninja No Shinobi Kobashiri 忍者の忍び小走 significa "correr com pequenos passos com o corpo inclinado para frente". À noite nas montanhas se pode ver o céu entre as árvores. Este é o seu caminho, você também deve ser cuidadoso ao permanecer próximo da água ou de qualquer coisa que possa refletir sua imagem e para evitar de ser detectado (a Lua cheia pode ser uma inimiga, assim como uma aliada).

No Japão, as Artes Marciais não são somente orientadas "para ser ofensiva", são muito defensivas também. Os japoneses são basicamente um povo de agricultores e nossa Arte Marcial se desenvolveu sob esta tradição.

Espero que esses comentários do trabalho dos pés sobre movimentos corporais e técnicas Ninja possam ser úteis à você.

É muito bom começar do chão. É muito importante ter bons pés sobre o chão.

Masaaki Hatsumi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS