MASAAKI HATSUMI

Dr. Masaaki Hatsumi (初見良昭) nasceu na cidade de Noda, província de Chiba, Japão. Em 02 de dezembro de 1931; graduou-se em medicina na Universidade de Meiji – Tokyo, e hoje possui uma grande clínica de traumatologia em sua cidade natal. Amante da arte também inspira-se à pintar verdadeiras obras com quadros expostos em todo o mundo.

Autor do famoso livro “Stick Fighting”; que trata sobre a arte do bastão segundo o método Kukishinden, que é bem conhecido em todo os E.U.A., e muitos outros encontrados em todo o mundo.

Dan de Karatê é também expert em outras disciplinas tais como o Bō, Naginata, Yari, Tai Jutsu, Aiki Jū-Jutsu, o Jūdō, etc. Como praticante de Jūdō, foi várias vezes campeão; como instrutor da modalidade, ministrava aulas na base aérea Americana.

Conta-se que era evidente a vantagem dos soldados americanos devido a natureza de suas estaturas, foi quando percebera a limitação de suas técnicas. Dessa forma viajaria pelo Japão buscando uma Arte Marcial que superasse os limites físicos independente de quem a praticasse.


Um certo dia ele soube de um mestre e, em seguida, foi à seu encontro. Chegando à residência do tal mestre, conta-se que estava muito ansioso para conhecer aquele grande guerreiro que ouviu falar. Ao deparar-se com aquele homem baixo e franzino, por um instante ficou em dúvida de sua busca, mas naquele momento foi surpreendido por um olhar gélido que iniciava em seus pés e ia subindo paralisando seu corpo até chegar em seus olhos, onde sentiu um medo indescritível, em que só lhe passava pela cabeça sair daquele local o mais rápido possível, aquele homem baixo e franzino era o grande mestre Toshitsugu Takamatsu, herdeiro de nove tradições, entre elas as lendárias e temidas habilidades do Ninjutsu. Desse encontro surgiu uma grande amizade.

Meu mestre Takamatsu em um dado momento me disse que eu jamais seria um Meijin, mas sim um Tatsujin.

Fiquei muito desiludido quando ouvi isto, porque pensei ter conhecido o suficiente para alcançar um nível Meijin (mestre das artes de luta).

Mesmo com o passar do tempo Takamatsu não explicou-me o verdadeiro significado da palavra “Tatsujin”. Com os anos de treinamento e estudo eu havia percebido o significado da palavra “Tatsujin” e percebi o quanto importante e valioso era aquele título.


Não é necessário estar obcecado para saber quem é mais forte ou mais fraco, para se viver como ser humano. Um animal sim necessita ser forte para viver em seu habitar, mas as pessoas podem viver sem terem que provar uma para a outra quem é melhor do que quem. Esta é a característica mais maravilhosa do Ninjutsu. Foi o que aprendi com meu mestre Toshitsugu Takamatsu.

Takamatsu Sensei um ano antes de sua morte me disse que havia me ensinado tudo, “absolutamente” tudo que ele sabia. Considerou que havia cumprido com sua obrigação de passar os ensinamentos das linhagens que ele havia recebido. Desde este momento ele iria dedicar todo o seu tempo à prática espiritual.

Quando me disse isto me senti completamente abandonado, foi o momento de maior solidão da minha vida. Senti que eu não era suficientemente bom para seguir sozinho.

Reconheço que me intrigava, que um lutador como ele estivera tão interessado no estudo espiritual e pensei durante longo tempo, sobre o equilíbrio entre o estudo religioso e a prática das Artes Marciais.

A religião deve ser adequada, à aquela que irá converter uma pessoa melhor e mais forte. É natural que a religião mude de acordo com o lugar de onde vem. Em japonês, religião (Shukyo) se escreve com caracteres que significam essencial ensinamento para os seres humanos. São ensinamentos muito básicos e muito importantes que somente trocam sua forma em lugares distintos. Sendo quente ou frio, próspero ou pobre, por exemplo: Se as pessoas vivem num lugar e dependem da água para sobreviver é seguro que criem um Deus da água.”

Hatsumi Sensei - 1.988 - Japão.

Masaaki Hatsumi recebeu de seu mestre a autoridade e a posição de herdeiro sucessor em linha direta dos mestres e discípulos, remontados a 7 séculos atrás vindo a tornar-se o Grande Mestre das 9 tradições marciais japonesa.

Hatsumi Sensei criou um sistema único de treinamento englobando as 9 escolas herdadas de seu mestre, no início denominado Ninpō Taijutsu e em seguida viria a abrir as portas da filosofia Ninpō aos primeiros alunos ocidentais, sendo que há um ano atrás mudaria de Ninpō Taijutsu para Budō Taijutsu.


Foi fundando a partir de 1.972 a então conhecida hoje: Bujinkan Budō Taijutsu. O termo Bujinkan significa: “Casa do Guerreiro Divino” assim como “A Casa do Deus Guerreiro”, lembrando que este termo foi uma criação de Sensei Hatsumi em homenagem a seu mestre Toshitsugu Takamatsu.

Hatsumi havia tido o imenso privilégio de treinar durante vários anos com a direção do grande mestre Toshitsugu Takamatsu, sendo na atualidade um dos maiores especialistas japoneses no manejo de armas e condecorado pelo imperador Hiroito como uma relíquia cultural, sendo hoje considerado um patrimônio vivo para a nação japonesa.

Hatsumi iniciou seu caminho nas Artes Marciais com o Kendō, aos 7 anos de idade, e quando jovem praticou Jūdō e Karatē. Também foi praticante de Ginástica Olímpica, balé e futebol, chegando a ser o capitão do time. Na Universidade praticou Boxe e Jūdō, chegando a 4º Dan, e ainda estudou teatro.

Graduou-se na universidade de Meiji em Tokyo, e logo tornou-se um quiroprata.

Após a 2ª Grande Guerra Mundial, Hatsumi passou a ensinar Jūdō aos soldados americanos na base militar de Yokota, e por volta dos 20 anos de idade, passou a se questionar sobre o sentido de praticar uma arte marcial, pois uma pessoa maior e mais forte passava a ganhar de uma pessoa mais graduada, sobrepujando a força física a técnica.

A partir disso, passou a buscar uma arte marcial que fosse eficaz para qualquer situação, assim aos 26 anos de idade, através da indicação de um antigo mestre de Kobudō, Sōke Hatsumi encontrou seu último mestre, Toshitsugu Takamatsu, na cidade de Kashiwabara, e ficou assustado, pois não conseguia entender como uma pessoa com idade tão avançada e tão baixa estatura podia passar uma sensação de morte tão forte.

Hatsumi foi aluno de Takamatsu Sensei durante os anos 50 e 60. Hatsumi Sensei treinou constantemente com Takamatsu Sensei durante 15 anos. Antes de falecer, Takamatsu Sensei transmitiu a Hatsumi Sensei o título de Sōke, ou seja, titular de todo conhecimento antes guardado por ele, junto com toda antiga documentação, tornando Hatsumi, Sōke de todas as Artes Marciais que lhe tinham sido transmitidas.

Hatsumi também pintou diversos quadros no estilo Nihonga, tendo suas obras expostas na galeria Nagai em Tokyo e em Paris. Como escritor, Masaaki Hatsumi escreveu diversos livros sobre artes marciais. Também atuou no seriado Tokusatsu Jiraiya - O Incrivel Ninja, fazendo o papel de Tetsuzan Yamashi. E participou de outros filmes e seriados como diretor e também como coreógrafo.


O treinamento que impõe a si mesmo diariamente é muito duro e trás umas regras muito escrupulosas, como as duchas geladas matutinas, com a finalidade de ganhar uma energia especial, nada de álcool, tabaco, etc. Isto o faz ter uma mentalidade nada comum entre os artistas marciais.

Junto a esta fortaleza de espírito, Hatsumi possui uma gentileza e uma simplicidade de caráter extraordinária. Os melhores mestres do Budō chegam até ele para aprender técnicas que há muito tempo são ouvidas, as quais se encontram escritas em papiros chamados Torimaki (documentos do tigre) ou Makimono (documentos secretos) onde estão registrados, codificados e englobados junto a um treinamento psíquico e mental ocultos.

O Dōjō de Hatsumi encontra-se em Noda, junto a grande cidade de Tokyo. Seu interesse está centrado em manter o patrimônio cultural do Japão e conservar vivas as técnicas da arte do Ninjutsu. Graças a ele, esta arte permite progredir por si mesma ao indivíduo, o que motivará uma troca de sociedade. Pois teve fim à época de espionagem e morte na antiga arte.


POSTAGENS MAIS VISTAS